Senjutsus (Técnicas Eremitas, Arte Eremita ou Estilo Eremita) são Jutsus que utilizam três (3) tipos de fontes de energia: a Força Espiritual, a Stamina e a Energia da Natureza (que pode ser obtida a partir da atmosfera, da terra, enfim de qualquer elemento da natureza).
Ao contrário dos Ninjutsus, que utilizam somente a energia interna do indivíduo (a Força Espiritual e a Stamina combinados formam o Chakra), o Senjutsu utiliza também a energia exterior, a Energia da Natureza, formando assim uma nova e mais poderosa forma de Chakra.
Com as habilidades da Arte Eremita os Ninjutsus, os Genjutsus e ainda os Taijutsus adquirem uma força e eficiência muito maior, e se a pessoa aprender a sentir a Energia da Natureza ela se recupera muito mais rápido, podendo lutar num tempo indefinido, porém ao terminar de usar a Energia da Natureza o usuario fica extremamente esgotado.
Para que o Shinobi (Ninja) sinta, e veja, a circulação de Energia da Natureza, e posteriormente a domine é necessário que ele e a natureza sejam uno, para que os dois sejam um só ser é preciso que o Shinobi (Ninja) morra, ou seja, morra como um humano para tornar-se um sapo, já que aqueles que não controlam muito bem o fluxo de Energia da Natureza se transformam em sapos, que são os seres mais unidos à natureza. Para controlar a energia natural é preciso que o usuario fique imóvel, assim poderá captar a energia da natureza e absorvê-la. Sabe-se que os unicos usuarios do Senpou (Arte Eremita) que manipulam a Energia Natural com certa maestria são: Os Dois Sapos Lideres Eremitas do Monte Myoboku (Fukasaku e Shima), mestres nestre estilo, o Sannin Jiraiya que não manipulou esta arte por completo e Uzumaki Naruto, o Jinchuuriki da Kyuubi no Youko, possivelmente o único Shinobi que completou o Estilo Eremita.